COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA ( C.A.F) DO JARDIM

- Caracterização da valência

 

A Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Lomar é frequentada por crianças com idades correspondentes ao nível pré-escolar (dos 3 aos 6 anos de idade), que tem como função essencial, o apoio às famílias através dos serviços que garantam esse apoio para além do horário normal do Jardim de Infância e durante as interrupções lectivas. Estes serviços desenvolvem uma dimensão social , através do serviço de refeições, nomeadamente de almoços, permitindo às crianças a garantia de uma alimentação saudável, racional e equilibrada, como a aquisição de hábitos de higiene e de atitudes correctas no momento da refeição, tais como, estar à mesa de acordo com as regras sociais. Considera-se, que a organização e a dinâmica deste momento alimentar sejam cuidadosamente pensadas, de maneira, a que este seja vivido com prazer e em convívio, e onde se desenvolvam múltiplas aprendizagens.

A mesma valência assume, também, uma dimensão educativa , através da realização de actividades de tempos-livres, cujo objectivo é o “fruir”, e nas quais se valoriza o grau de envolvimento e de satisfação das crianças, mais do que a existência de um produto. Neste contexto, a animação sócio-educativa surge como estratégia complementar do sistema educativo e da acção pedagógica, que procura reforçar essencialmente o processo de socialização infantil. O tempo em que se desenvolvem este tipo de actividades, é caracterizado por momentos “soltos”, menos estruturados, vocacionalmente mais abertos à informalidade, à ausência de sistematicidade e à multiplicidade de respostas. Neste sentido, a animação sócio-educativa pode permitir o desenvolvimento de experiências não contempladas no currículo, mas, igualmente estimulantes.

Neste contexto de animação, o espaço em que são desenvolvidas as actividades, é considerado “aberto” ou distribuído por ateliers de livre escolha, e recorre a espaços comunitários (ludotecas, associações recreativas, etc.). Os materiais utilizados neste espaço são “diferentes” daqueles que existem nas salas do Jardim de Infância. As suas ofertas são diversificadas, no interior ou exterior, em que a criança escolhe livremente, ou ateliers alternativos de escolha da criança. Deste modo, as actividades são planeadas e avaliadas em função do bem-estar e do prazer das crianças, e também, em resposta às necessidades dos pais.

 

- Projecto “BrincArte”

•  Apresentação

A Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Lomar encontra-se a desenvolver um Projecto Sócio-Educativo intitulado de “BrincArte”, desde o ano lectivo de 2006/ 2007, que se insere no âmbito do Projecto Educativo do mesmo Jardim de Infância que assume a designação de “A Magia dos Livros” e do Projecto anterior da valência, referente ao ano lectivo de 2005/ 2006, cujo tema integrador era a “Comunicar Aprendo”.

O Projecto “BrincArte” tem como pretensão criar momentos lúdicos e artísticos, utilizando a animação educativa como estratégia de intervenção, com o objectivo de promover a educação pela arte pela livre expressão de sentimentos, fantasias e sonhos e pela aquisição de capacidades sociais e morais. Este projecto, também, pretende facilitar uma maior proximidade entre as Crianças, Famílias, Jardim de Infância, Componente de Apoio à Família e Comunidade. Neste sentido, durante a implementação do projecto, este tem contado com várias parcerias estabelecidas com o Jardim de Infância de Lomar, Centro Cultural e Social de S. Pedro de Lomar, Junta de Freguesia de Lomar, bem como, com o envolvimento das Famílias das crianças e da Comunidade. Assim sendo, as actividades resultantes das várias parcerias estabelecidas, procuram essencialmente, desenvolver atitudes de partilha, convivência e valorização no contexto educativo em que estão inseridas as crianças.

 

•  Finalidade:

•  Contribuir para a vivência de momentos lúdicos e artísticos através da animação educativa.

 

•  Objectivos

Gerais:

•  Promover a educação pela arte;

•  Desenvolver nas crianças capacidades pessoais e sociais através das diversas formas de expressão artística;

•  Permitir às crianças o contacto com outras realidades e meios envolventes;

•  Fomentar a interrelação Famílias/ Jardim de Infância/ Componente de Apoio à Família/ Comunidade;

•  Estimular o desenvolvimento pessoal e social.

 

Específicos:

•  Disponibilizar às crianças actividades de animação sócio-educativa ligadas à expressão plástica, musical, corporal, dramática e físico-motora;

•  Proporcionar actividades de animação sócio-educativa que promovam capacidades pessoais e sociais, como: a criatividade, imaginação, cooperação, autonomia, participação. Espírito de equipa, convivência, comunicação, respeito pelo outro e pela natureza, sentido cívico e responsabilidade;

•  Facilitar às crianças o contacto com espaços comunitários, isto é, alternativos ao utilizado no contexto do Jardim de Infância e na Componente de Apoio à Família;

•  Incentivar as Famílias e a Comunidade a participarem nas actividades promovidas quer pelo Jardim de Infância em parceria com a Componente de Apoio à Família, quer aquelas promovidas por este último, como também, a valorizarem as actividades realizadas.

 

- Metodologia adoptada na implementação do Projecto

 

No projecto foi adoptada uma metodologia qualitativa, e para isso, foi necessário fazer uma recolha de dados que permitisse identificar o problema de partida da intervenção e conhecer de uma forma mais aprofundada a realidade a investigar, ou seja, que permitisse realizar o diagnóstico de necessidades. Para tal, foram utilizados vários métodos qualitativos de recolha de dados, tais como: pesquisas documentais e bibliográficas; observação directa e participante das crianças; conversas informais com as Educadoras de Infância, Equipa Educativa da Componente de Apoio à Família e crianças e; por fim; reuniões com as Educadoras de Infância, Equipa Educativa da Componente, Presidente da Direcção do Centro Cultural e Social de S. Pedro de Lomar e quando se justifica, com a Comissão Executiva da Junta de Freguesia de Lomar.

Durante a implementação do projecto, têm sido utilizadas outras técnicas para além das citadas em cima, tais como o registo fotográfico e notas de campo registadas em diário de bordo.

 

- Actividades

 

Para a implementação do projecto são dinamizados diferentes ateliers, entre os quais, Jogos (interior/ exterior, movimento/ calmos e musicais); Expressão musical/ corporal; Expressão dramática; Expressão plástica; Cinema; Hortinha e Jardinagem. Para além destes ateliers desenvolvem-se actividades, promovidas pelo Jardim de Infância numa parceria estabelecida com a Componente de Apoio à Família e com o envolvimento das Famílias e da Comunidade e também, promovidas pela Componente de Apoio à Família em parceria ou não com o ATL da EB 1 de Lomar, Junta de Freguesia de Lomar e com o envolvimento das Famílias e da Comunidade.

A Equipa Educativa da valência é formada por:

  • 1 Técnica Superior de Educação/ Educadora Social (Coordenadora);
  • 2 Auxiliares de Acção Educativa.

 

 

No próximo mês teremos desenhos realizados por todas as nossas crianças!!!!