Posto de enfermagem

 

O apoio na saúde é uma missão que assume grande importância na acção social do Centro Cultural e Social de S. Pedro de Lomar. Assim, no dia 1 de Fevereiro de 2008, o Posto de Enfermagem foi inaugurado.

Este posto veio resolver uma antiga aspiração da população, tendo permitido a resolução das suas necessidades em Cuidados de Enfermagem em poucos minutos. A sua criação teve como objectivo facilitar a prestação destes cuidados à população da freguesia, visto não existir nenhum outro estabelecimento que prestasse este tipo de serviço. A comunidade é assim poupada aos incómodos com deslocações ao centro da cidade, e consequente acréscimo de gastos monetários.

Encontra-se uma Enfermeira no posto que presta os Cuidados de Enfermagem. Entre alguns dos cuidados que podem ser prestados, destacam-se a avaliação da tensão arterial, a avaliação da glicémia, colesterol e triglicéridos, a administração de injectáveis e vacinas, a realização de pensos, e ainda retirar pontos de sutura, fazer a vigilância e observação dos pés das pessoas diabéticas, e respectivos ensinos para a saúde inerentes a todos estes cuidados.

Os preços praticados no Posto de Enfermagem são bastante acessíveis, tendo os sócios do Centro direito a 20% de desconto.

 

A Enfermeira realiza igualmente visitas ao domicílio para prestar cuidados aos utentes que por algum motivo não se podem deslocar ao posto, como grande dependência e/ou incapacidade em se deslocar e/ou devido a doença.

 

Também em parceria com o ATL do Jardim-de-Infância das Regadinhas e da Escola EB1 N.º 15 de Lomar, a Enfermeira realiza sessões de Educação para a Saúde. Estas têm o objectivo de informar e esclarecer as crianças sobre temas relacionados com saúde, preparando-as assim para intervirem activamente na prevenção da doença e na promoção da sua saúde.

           

 

 

 

Horário de funcionamento do Posto de Enfermagem:

Clique aqui para verificar o horário